Delito de opinião

0
 Artigos
1447

Provocações (3)

 Delito de opiniãoPublicado ontem
Na sexta-feira a agência de notação de risco de crédito Standard & Poor's elevou a classificação da dívida pública portuguesa de especulativa para investimento. Significa isto que vê como remota a possibilidade da República não conseguir pagar o que deve. (...)

É um mistério!

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  Não é de agora, nos últimos anos observo o mesmo, nos mais variados sectores de actividade. As pessoas com mais de 50 anos parecem ter desaparecido do mapa. Muitas estarão desempregadas, ou com pré-reformas, mas por mais elevada que seja a percentagem dos que se encontram fora do mercado de trabalho, não explica esta ausência de cabelos brancos nas empresas. (...)

O que eu quero é o que vos desejo

 Delito de opiniãoPublicado ontem
Saúde, amor e uns sogros como os do Medina.

Convidados: TIAGO NENÉ

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  Três poemas      O que tenta ensaiar esta beleza na sua violência prematura, nas linhas do seu submundo. Observo-a como um guarda nocturno numa fábrica de relógios, procuro-a com uma fome que me isola de mim. E os vidros e as vidas desta fábrica tornam-se um sequestro da mesma realidade que entre o futuro e o futuro do futuro espreita o cruzamento de todo o tempo. (...)

Sugestão: um livro por dia

 Delito de opiniãoPublicado ontem
    Abril e Outras Transições, de José Cutileiro Memórias (edição D. Quixote, 2017) "Este livro não segue a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico de 1990"

Postais de Lisboa (14)

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  Ainda há zonas sem esgotos mas já têm parquímetros.  

Postais de Lisboa (13)

 Delito de opiniãoSegunda feira
  Adeus, restaurante panorâmico. Olá, "Open House".    

Com amigos assim…

 Delito de opiniãoSegunda feira
  Costuma dizer-se que a vingança é um prato que se come frio. Neste caso está a ser servido gelado. Sócrates tem há muito tempo velhas contas a ajustar com o PS de António Costa, que lhe tirou completamente o tapete e o deixou sozinho e ignorado. (...)

Palavras para recordar (27)

 Delito de opiniãoSegunda feira
   ANTÓNIO COSTA Jornal de Negócios, 4 de Julho de 2015 «A minha classificação sobre as agências de rating é que são lixo. Foi por isso que rescindi, aliás, o contrato com todas quando era presidente da Câmara de Lisboa. É uma gente que já demonstrou não ser minimamente credível, fiável. (...)

Harry Dean Stanton (2)

  O homem morreu aos 91 e ainda assim deixou este "Lucky", feito este ano e nele focado. Sobre o filme, que fica obrigatório, deixo este texto.   E já agora, para mostrar como o homem chegou aos 90 anos ...  

Sugestão: um livro por dia

    Orgulho e Preconceito, de Jane Austen Tradução de Diogo Ourique Romance "A presente edição não segue a grafia do novo Acordo Ortográfico"

Frases de 2017 (41)

«A dívida portuguesa permanece a quarta maior do mundo e portanto temos de manter um enorme pragmatismo na forma como lidamos também com as boas notícias.» Mário Centeno, ontem, no aeroporto de Lisboa

O comentário da semana

«Sobre a chamada abstenção, repescagem de 2014: anulei o voto desenhando no boletim um campo para abstenção escrevendo essa palavra e aí colocando a respectiva cruz (X)   Que alguém me esclareça sobre um tema que tenho entalado na caixa dos pirolitos e que não vejo debatido onde quer que seja. (...)

Para acabar de vez com a democracia

Em vésperas de eleições é muito fixe conspirar e mandar bitaites como se isto fosse, o que parece ser tantas vezes, a República das Bananas.   Eu tenho amigos de direita. Tenho um filho de direita. Não tenho nada contra quem segue esta linha política, mas tenho tudo contra a politiquice da treta. (...)

Harry Dean Stanton

Morreu agora, aos 91 anos. Uma carreira gigantesca, tamanha que um tipo vira-se para os recantos da memória e ele aparece em não-sei-quantos deles. O homem vai-se e deixa um buraco (fiquei agora a ler este belo texto de 2013).   Eu sei que estou a ser reducionista mas, mais do que tudo, ele foi-me o andarilho do "Paris Texas", filme, música e musa da minha geração. (...)

Loures

  308 câmaras, 3000 e tal freguesias. É normal e competente que o presidente de um partido não critique ou se demarque do que algum dos seus candidatos diz. O que tenderia a ser um verdadeiro jarro de Pandora, tamanha a possibilidade de emergirem candidatos (e/ou suas retóricas) pitorescos ou, pelo menos, algo desajustados do rumo central. (...)

Sugestão: um livro por dia

    Portugal visto pela CIA, de Luís Naves Investigação (edição Bertrand, 2017)

O jornalismo perdeu por goleada

Será talvez pleonástico, mas a RTP cumpriu a sua obrigação de serviço público, sem aspas. Anteontem à noite, ao juntar no mesmo estúdio os 12 candidatos à presidência da Câmara de Lisboa, num debate bem moderado por António José Teixeira. (...)

Cabecinhas pensadoras...

 Delito de opinião2017-09-15
Depois dos caderninhos "pró menino e prá menina" postos fora da vista a conselho do Governo, surge agora outra medida brilhante, também de carácter proibicionista.  De certo assustado com a elevada taxa de abstencionismo e prevendo um Sol outonal que, no futuro, se prolongue, de que é se lembrou o Executivo? Apenas e só da eventualidade de tornar os dias eleitorais interditos à prática do futebol profissional. (...)

    À atenção dos diabéticos

     Delito de opinião2017-09-15
     A marca de batatas "LAYS no forno originais" tem no mercado embalagens cuja informação sobre o valor nutricional está errada e a sua compra por parte de diabéticos pode constituir um enorme risco. Com efeito, na rotulagem das mesmas há um "erro tipográfico" na descrição dos hidratos de carbono. (...)

      Larga lá a bola e vai votar

       Delito de opinião2017-09-15
        António Costa: «O Estado tem de tomar conta dos portugueses, por isso é até de estranhar que o governo não alargue o princípio. O povo precisa de ser educado, senão, não vai lá. O domingo, como se sabe, é dia de missa, passem-na para o sábado, as sessões de cinema poderiam também ser suspensas, as televisões deveriam ser obrigadas a passar a pior das programações possível, e por aí adiante. (...)

      Ver mais