sound + vision

Olhar e escutar. Música. Cinema. E os espaços em volta.
0
 Artigos
874

O eclipse em directo

 sound + visionPublicado hoje
É verdade: nos EUA também acontecem fenómenos que não decorrem, directa ou indirectamente, da administração Trump. Hoje, por exemplo, é dia de um eclipse solar que poderá ser observado ao longo de uma faixa transversal de todo o território do país. (...)

Jerry Lewis (1926 - 2017)

 sound + visionPublicado ontem
Actor, realizador, homem de televisão, filantropo, é um dos nomes centrais na história do moderno cinema americano e da cultura popular ao longo da segunda metade do século XX: Jerry Lewis faleceu de causas naturais, hoje, dia 20 de Agosto de 2017, na sua casa de Las Vegas — contava 91 anos. (...)

Um "blockbuster" de rotina

 sound + visionPublicado ontem
Infelizmente, a continuada fabricação de "blockbusters" transformou-se, em muitos casos, na arte de destruir histórias com potencial — este texto foi publicado no Diário de Notícias (17 Agosto), com o título 'Stephen King em "blockbuster" de rotina'. (...)

    "Embraceable You" [canções]

    Sarah VaughanEmbraceable YouSarah Vaughan with Clifford Brown (1954)

    O cão de Todd Solondz

    * UMA VIDA DE CÃOde Todd Solondz[DN, 10-08-2017]Símbolo veterano de um certo cinema independente americano (recorde-se o interessante Wellcome to the Dollhouse, de 1995), Todd Solondz tem evoluído através do reforço das componentes mais maniqueístas do seu universo: primeiro, um formalismo visual cada vez mais postiço e redundante; depois, a redução do seu cepticismo social a um banal menosprezo por todas as suas personagens. (...)

      A IMAGEM: Adam Zyglis, 2017

       sound + visionSexta feira
      ADAM ZYGLISSteve BannonThe Buffalo News, 06-02-2017

      Racistas [citação]

       sound + visionSexta feira
      Matthieu Bourel [ilustração NYT]>>> Desde o começo da sua corrida presidencial, uma das mais sérias acusações contra o Sr. Trump foi a de que ele tolera os racistas. Muitos dos seus apoiantes, eu incluído, conseguimos convencer-nos que alguns dos seus comentários mais chocantes — como na controvérsia em torno do juiz Gonzalo Curiel [nomeado por Barack Obama] ou na sua hesitação inicial em repudiar o apoio de David Duke [negacionista do Holocausto, ex-líder do Ku Klux Klan] — não passavam de gaffes, à maneira de Biden, cometidas no calor da campanha. (...)

      Chet Baker — jazz & cinema

       sound + visionSexta feira
      Ethan HawkeHá quase um ano e meio, assinalava-se aqui a trajectória de um filme que suscitava muita curiosidade e expectativa: Born to Be Blue tinha Ethan Hawke a interpretar Chet Baker! Infelizmente, confirmaram-se as mais cépticas previsões. Ou seja: o filme nunca chegou às salas portuguesas. (...)

      Jacques Demy, aqui e agora (2/2)

       sound + visionQuinta feira
      A reposição de dois filmes de Jacques Demy é o grande evento cinéfilo deste Verão do nosso descontentamento — este texto foi publicado no Diário de Notícias (12 Agosto), com o título 'Quando a música é uma forma de erotismo'.[ 1 ]Em boa verdade, já havia música em Lola, incluindo a célebre canção-tema interpretada por Anouk Aimée. (...)

        LCD Soundsystem, tonite

         sound + visionQuinta feira
        A pose mais ou menos retro (microfone incluído) fica bem a James Murphy. É assim que ele aparece no teledisco de tonite (nem a minúscula nem a grafia são erros), com direcção de Joel Kefali — é mais um aperitivo para o novo álbum dos LCD Soundsystem, American Dream, agendado para 1 de Setembro. (...)

        A IMAGEM: Murray Close, 1992

         sound + vision2017-08-16
        MURRAY CLOSEMadonna[rodagem do teledisco de This Is Used to Be My Playground]1992

        As agências de comunicaçãoque tratam os jornalistas por "tu"

         sound + vision2017-08-16
        PIERRE BONNARDAuto-retrato18891. Deixou de ser um acidente. Passou a ser um comportamento normalizado. Mais do que isso: ilustra uma forma de cultura que, como todas as formas de cultura, envolve uma percepção específica da identidade do outro.2. Que acontece, então? Proliferam os emails provenientes de entidades — ditas agências de comunicação — que promovem determinados produtos, na área do audiovisual em particular, tratando-me por "tu" (sem esquecer que eu sou apenas um dos destinatários do colectivo de endereços que gerem). (...)

        Aaron Sorkin + Jessica Chastain

         sound + vision2017-08-15
        Aaron Sorkin, argumentista das séries Os Homens do Presidente (1999-2006) e The Newsroom (2012-2014), e de filmes como A Rede Social (David Fincher, 2010) e Steve Jobs (Danny Boyle, 2015), estreia-se na realização com Molly's Game — trata-se da adaptação do livro homónimo de Molly Bloom que, durante alguns anos, dirigiu um clube privado de poker frequentado por algumas das figuras mais poderosas de Hollywood. (...)

        Chelsea Wolfe em teledisco

         sound + vision2017-08-15
        Já sabíamos que Chelsea Wolfe vai lançar um novo álbum em Setembro. Começámos a conhecê-lo através do tema 16 Psyche que, agora, tem direito a tratamento em teledisco. Fiel ao seu intimismo surreal, a cantora californiana parece querer assumir as influências sonoras e figurativas de Marilyn Manson — et pour cause. (...)

        Jacques Demy, aqui e agora (1/2)

         sound + vision2017-08-14
        A reposição de dois filmes de Jacques Demy é o grande evento cinéfilo deste Verão do nosso descontentamento — este texto foi publicado no Diário de Notícias (12 Agosto), com o título 'Quando a música é uma forma de erotismo'.Vivemos um tempo de muitos delírios musicais, com streaming para todos os gostos, nostalgia do vinyl, concertos e mais concertos — sabemos mesmo que, por mais remota que seja a canção que queremos ouvir, o mundo virtual vai ajudar-nos a encontrá-la. (...)

          O Verbo e o Número [citação]

           sound + vision2017-08-13
          >>> O reino da retórica mobilizou discretamente o império da estatística. No princípio era o Verbo. No princípio será o Número.RÉGIS DEBRAYin CivilisationGallimard, 2017

          Maupassant no cinema

           sound + vision2017-08-13
          Que bom que é descobrir um filme que, realmente, se interessa pela literatura — este texto foi publicado no Diário de Notícias (10 Agosto), com o título 'Cinema e sensualidade'.Vivemos um tempo em que os filmes nascem apenas porque alguém se lembra de usar um telemóvel (em movimentos agitados!) para registar qualquer coisa banalmente pitoresca. (...)

          Oneohtrix Point Never — uma banda sonora

           sound + vision2017-08-13
          Good Time é um thriller dos irmãos Ben e Joshua Safdie, apresentado, em Maio, na competição de Cannes. Filme menor, a meu ver, confundindo acção com multiplicação de agitação visual, mas com dois elementos a ter em conta:— primeiro, a esforçada composição de Robert Pattinson, porventura capaz de ganhar alguma evidência no final do ano, na próxima temporada de prémios;— depois, a brilhante banda sonora original, assinada por Oneohtrix Point Never (aliás, o talentoso Daniel Lopatin, compositor e produtor de uma música electrónica de estranha envolvência poética, cuja intensidade nasce, por vezes, de um obsessivo minimalismo); nela se inclui uma canção de desencantado romantismo, The Pure and the Damned, interpretada por Iggy Pop, também ele em tom minimalista. (...)

            Egipto, 2013

             sound + vision2017-08-12
            * CLASHMohamed Diab[DN, 11-08-17]Filme de abertura da secção “Un Certain Regard” do Festival de Cannes de 2016, Clash é, acima de tudo, um singular testemunho sobre a história recente do Egipto. Tendo por pano de fundo o clima de agitação que conduziu ao afastamento do presidente Mohamed Morsi, no Verão de 2013, a acção reúne num espaço claustrofóbico — o interior de uma carrinha de transporte de prisioneiros — elementos do exército, da Irmandade Muçulmana e alguns cidadãos sem identificação ideológica clara. (...)

              "Moonlight" por Jay-Z

               sound + vision2017-08-12
              Parece uma imagem típica de uma série como Friends?... Parece, sem dúvida. Com uma diferença: desta vez, a cor da pela das personagens não é branca, mas negra. Estamos perante o novo teledisco de Jay-Z, para Moonlight, mais um tema do seu álbum 4:44 (poucos dias depois de Adnis) — entre os actores incluem-se LilRel Howery e Tessa Williams que conhecemos, respectivamente, dos filmes Foge, de Jordan Peele, e Creed: O Legado de Rocky, de Ryan Coogler. (...)

              "Shut Out the Light" [canções]

               sound + vision2017-08-11
              Bruce SpringsteenShut Out the LightTracks (1998)

              Ver mais